a destacar nesta newsletter
Na comunicação desta semana destacamos as oportunidades geradas pelos projetos apoiados no Programa Europa criativa.
As hipóteses de participação no programa Europa Criativa não se esgotam nos avisos “formais” das várias linhas de financiamento. Existem outras possibilidades que também devem merecer atenção. Estas possibilidades surgem nas convocatórias que estão associados aos grandes Projetos de Cooperação Europeia ou, por exemplo, nas várias convocatórias para artistas emergentes que decorrem das plataformas europeias, cujo principal objetivo é a promoção da mobilidade e visibilidade de artistas e obra e o desenvolvimento de talentos emergentes. Estes projetos promovem convocatórias específicas e acessíveis a qualquer artista europeu.
As vantagens inequívocas são as inerentes a um processo de candidatura bastante mais simplificado, um universo concorrencial ligado a um único setor e, não de menos importância, uma maior proliferação de opções e de momentos de candidatura.
CreArt 3.0: residência artística em Aveiro; Residência artística OASis Lisboa; Sounds of Change: call aberta para a "Café Evropa" Orchestra Academy e Call aberta para participar da conclusão do projecto Hand to Hand no Furies Festival, são algumas das calls abertas atualmente.
Nos apoios nacionais, destacamos as novas oportunidades no ICA e o Programa de Apoio aos Artistas Intérpretes em Espetáculos de Teatro e Dança 2025, aberto na Fundação GDA.
Na nossa Toolbox apresentamos em detalhe os vários papéis que podemos ter num consórcio europeu nos programas em gestão direta da EU, atentos às datas-limite das calls que se aproximam.
oportunidades de financiamento europeu
CreArt 3.0: residência artística em Aveiro entre 16 de maio e 13 de junho de 2025
Com o prazo de submissão a terminar no próximo
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to Lab. to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.